Poços de Caldas finaliza circuito de feiras apoiadas pelo Projeto de Comercialização Solidária

Ocorreu, de 22 a 26 de junho, na cidade de Poços de Caldas (MG), o último evento realizado pelo edital 01/2010, que selecionou propostas de 23 feiras microrregionais e/ou temáticas de economia solidária. A programação da feira contou com exposição pública de artigos produzidos por empreendimentos econômicos solidários, rodas de conversa sobre economia solidária com Leopoldo, Paulo Cézar e com o professor Carlos Rodrigues Brandão.
A realização das feiras, pelo Projeto Nacional de Comercialização Solidária, que desde 2009 já realizou cerca de 100 feiras de economia solidária, teve recursos garantidos na ação Organização Nacional de Comercialização dos Produtos e Serviços de Empreendimentos Econômicos Solidários do Programa Economia Solidária em Desenvolvimento (Plano Plurianual 2008–2011), sob a responsabilidade da Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (Senaes/MTE).
Esses recursos foram executados pela União Brasileira de Educação e Ensino – Instituto Marista de Solidariedade – UBEE/IMS, que fez a gestão e viabilizou a realização dos eventos com a Senaes, além da ajuda de inúmeras parcerias locais e regionais. O Projeto apoiou a infraestrutura das feiras, serviços de sonorização, segurança, recepção e apoio a oficinas e seminários, além de divulgação, transporte, alimentação e hospedagem.
Para a realização dos eventos, foi fundamental a participação de empreendimentos econômicos solidários tanto na exposição quanto no processo de construção, divulgação, execução e avaliação da feira; estando representados os segmentos rurais, urbanos, de agricultura familiar, agroecologia, artesanato, confecção, serviços, finanças solidárias, alimentação, redes e cadeias, entre outros. Foi importante também o cuidado com o impacto ambiental, a partir da elaboração de um plano que previsse tratamento adequado de resíduos sólidos e uso racional de recursos naturais nas feiras, além de implantação de coleta seletiva, impedimento do desperdício de água, garantia do uso racional de energia elétrica etc.
As feiras devem agregar também atividades formativas sobre economia solidária, experiências de trocas solidárias (oficina ou feira de trocas, com ou sem uso de moeda social), atividades culturais, seminários, oficinas e debates. Em 2011, o Projeto Nacional de Comercialização Solidária irá realizar mais feiras de economia solidária.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog