Bondinho do Pão de Açúcar

 O Bondinho do Pão de Açúcar é um teleférico localizado na cidade do Rio de Janeiro, no Pão de Açúcar, sendo uma das atrações turísticas da capital fluminense, inaugurado em 27 de outubro de 1912 e desde então já transportou cerca de 37 milhões de pessoas, mantendo uma média atual de 2.500 por dia.

 Histórico

A vista da Baía da Guanabara, considerada uma das paisagens mais belas do mundo, era o atrativo que levava curiosos e alpinistas a escalar o Pão de Açúcar, já em fins do século XIX. O desenvolvimento das técnicas de engenharia levaram, já em 1908, ao engenheiro Augusto Ferreira Ramos a idealizar um sistema teleférico que facilitasse o acesso a cume do monte.
Quando o bondinho foi construído, só existiam dois no mundo: o teleférico de Monte Ulia, na Espanha, com uma extensão de 280 metros e que foi construído em 1907; e o teleférico de Wetterhorn, na Suíça, com um extensão de 560 metros, construído em 1908.

Bondinho do Pão de Açúcar, Rio de Janeiro, Brasil: operários fazem a manutenção, na década de 1940.

 Construção

Para construir o teleférico foram necessário mais de 400 homens. Eram operários-escaladores. Cada um subiu com algumas peças para no topo do Morro do Pão de Açúcar fossem montadas. No final era um guincho que auxiliou na subida dos cabos de aço. Até hoje é possível ver os pinos que foram colocados por estes escaladores na rocha na subida pelo Costão do Pão de Açúcar.

 Atualidade

O bondinho funciona ao longo de duas rotas, uma ligando a base do morro da Babilônia ao morro da Urca e outra ligando o morro da Urca ao pico do Pão de Açúcar.
A primeira linha (estação inicial - morro da Urca) possui extensão de 600 metros e a velocidade máxima durante a viagem é de 6 metros por segundo (21,6 km/h). A segunda linha (morro da Urca - Pão de Açúcar) possui extensão de 850 metros e a velocidade máxima durante a viagem é de 10 metros por segundo (36 km/h).
A capacidade atual é de 60 passageiros por viagem. Como o trajeto de cada linha é realizado em aproximadamente 3 minutos, a capacidade do teleférico é de 1170 passageiros por hora.

 Curiosidades


O Pão de Açúcar também foi o escolhido para o lançamento do último filme da saga Harry Potter. A primeira sessão teve a presença do ator Tom Felton (Draco Malfoy) e contou com uma sessão de cinema no Morro da Urca.

Passageiros ilustres

Diversas personalidades já realizaram o passeio no bondinho. Dentre estas, destacam-se:

Aventura

O Pão de Açúcar pode ser escalado por diversas faces pois possui mais de 60 vias, algumas mais fáceis, outras mais difíceis. É o maior número de vias de escalada do mundo. Não há caminhadas até o cume. Existem vários níveis de dificuldade para quem gosta deste esporte, do simples (pelo Costão do Pão de Açúcar) até o mais elevado.
O Pão de Açúcar possui uma rocha considerada de ótima qualidade para subida. Algumas dessas vias são: Italianos (5º Vsup), a Coringa (3º IV), a Bohemia Gelada (2º III), a Chaminé Stop (4º IV), a Secundo (5º VIIa), a Lagartão (5º VIIa) e a ferrata CEPI.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog