Trem turístico prometido para antes do carnaval

TURISMO
A perspectiva é que a viagem inaugural seja em fevereiro de 2013, às vésperas do Carnaval, e a operação em definitivo no mês de junho

Composição do modelo litorina que atenderá Mangaratiba - FOTOS DIVULGAÇÃO PMM
Composição do modelo litorina que atenderá Mangaratiba – FOTOS DIVULGAÇÃO PMM

O projeto “Trem dos Mares da Costa Verde”, da Prefeitura de Mangaratiba, continua a todo vapor. Neste fim de semana o secretário de Assuntos Estratégicos Francisco Ramalho esteve na cidade de Santos Dumont, Minas Gerais, para uma reunião com representantes da associação Movimento Nacional Amigos do Trem. O objetivo do encontro foi fechar a parceria entre a prefeitura e o órgão e conhecer o veículo que será responsável pelo passeio.

Francisco comemorou o resultado da reunião e disse que o projeto está em ritmo acelerado. “Esse encontro foi muito positivo, pois fechamos a parceria. Eles vão nos ceder a composição do modelo litorina, de cabine única com capacidade para 80 pessoas, que vai percorrer o trajeto de 18 Km. Em contrapartida nós iremos absorver a mão de obra especializada deles que conta com maquinista, mecânicos, equipe de manutenção e outros setores específicos”. Francisco ressalta ainda que a ideia é desenvolver um plano integrado de turismo, ligando mar e montanha. “Mais uma empresa vai se instalar em Mangaratiba, trazendo empregos e alavancando o turismo sustentável”.

A empresa que o secretário se refere é a Serra Verde Express, que já explora a linha Curitiba-Paranaguá, no Paraná. Ela pretende trabalhar com hotéis e restaurantes da cidade para venda de pacotes fechados com estadia e alimentação. A perspectiva é que a viagem inaugural seja em fevereiro de 2013, às vésperas do Carnaval, e a operação em definitivo no mês de junho, já com a anuência da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

O assessor da Secretaria estadual de Transportes e especialista em ferrovias, Antônio Pastori explica que o projeto está bem encaminhado. “Hoje, no Estado do Rio só temos o Corcovado como trem turístico, que leva cerca 800 mil passageiros por ano. Este seria o segundo, daí a enorme importância deste projeto”, concluiu.

FOTOS DIVULGAÇÃO PMM
FOTOS DIVULGAÇÃO PMM

Próxima reunião será decisiva
No próximo dia 21 acontecerá uma nova reunião, talvez a mais importante até o momento, que reunirá representantes da operadora Serra Verde Express, técnicos e representantes da MRS, Vale, ANTT e Governos Estadual e Municipal. A reunião decisiva traçará as datas da operação, análise de dados de controle, exigências pendentes para o funcionamento, desvios, engate de linhas, toda a parte de engenharia e discussão das licenças.

Conheça o projeto
O Trem dos Mares oferecerá uma viagem temática de trem. O passeio percorrerá o trecho de 18 km entre Itacuruçá e a enseada de Santo Antônio. Os passageiros poderão ver e vivenciar importantes elementos históricos, como as monumentais ruínas do Sahy – que guardam em suas construções a lendária trajetória do tráfico negreiro – além dos pontos turísticos, culturais e históricos presentes nos 180 anos de história de Mangaratiba. O trajeto permite inclusive a visualização da Ilha Grande e a Ilha da Marambaia, emolduradas pelas muralhas da Serra do Mar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog