03 - Rio das Ostras promove Conferência de Economia Solidária

Rio das Ostras sediou nesta sexta-feira, dia 4, a II Conferência Regional de Economia Solidária da Baixada Litorânea. O encontro, realizado no Parque da Cidade, reuniu 130 participantes, que ao longo do dia debateram a construção do Plano Nacional de Economia Solidária e elegeram 16 delegados e 16 suplentes para participar da Conferência Estadual. 
A programação do encontro abrangeu palestras e grupos de trabalho voltados à discussão dos eixos temáticos “Contextualização do Plano Nacional de Economia Solidária”, “Objetivos e Estratégias do Plano” e “Linhas de Ação e Diretrizes Operacionais do Plano”. Na Conferência também foi possível conferir uma exposição de produtos de artistas regionais. 
Além de Rio das Ostras, estiveram presentes ao encontro representantes dos municípios de Araruama, Búzios, Iguaba Grande, Macaé, São Pedro da Aldeia e Quissamã. 
O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Rio das Ostras, Mário de Almeida, destacou que as resoluções aprovadas na Conferência irão transformar a vida de milhares de pessoas na Baixada Litorânea. “Precisamos unir os municípios da região olhando para o futuro. Queremos reafirmar a posição da Prefeitura de apoiar o movimento”, afirmou.
Para Margareth Azevedo, coordenadora do Espaço Solidário do Artesão e Membro da Comissão da III Conferência Estadual de Economia Solidária”, o encontro deve traçar ações que transformem a Economia Solidária em política de Estado. “Na região temos gestores públicos comprometidos com a questão da Economia Solidária e dos Empreendimentos Econômicos Solidários. Levaremos nossas propostas para a Conferência Estadual. Precisamos dialogar com outros setores da sociedade”, ressaltou. 
Alexandre Fernandes, Secretário de Trabalho e Renda de Macaé, destacou que a Conferência Regional representa um importante espaço de discussão. “O maior desafio é ser solidário numa região com tantas diferenças sociais e culturais. Devemos trabalhar a sustentabilidade dos empreendimentos sociais. Ao final do encontro, teremos propostas que valorizem as características de nossos municípios”, afirmou.
Também participaram da Conferência o Subsecretário de Bem-Estar Social de Rio das Ostras, Rosenildo Viana; a Coordenadora de Promoção da Igualdade Racial de Búzios, Sirlei de Souza; e o Secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda de São Pedro da Aldeia, Dimas Tadeu de Oliveira Dias.

EMPREENDEDORES SOLIDÁRIOS - Para a uruguaia Andrea Santana, moradora de Rio das Ostras há 11 anos e membro da Associação de Mulheres Artesãs de Rio das Ostras (AMAR), a Conferência permitiu o contato dos artesãos com outros microempreendedores da região. 
“Nossa meta é transformar o artesanato em nossa primeira renda. Queremos mostrar que temos força e podemos movimentar a economia”, destacou.

PADARIA ESCOLA – Durante a Conferência, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o talento dos alunos da Padaria Escola, projeto desenvolvido pela Prefeitura em parceria com o SENAI para qualificar a mão-de-obra no município.
Para Ovídio Marchiorato, aluno da do curso de Padaria, o trabalho de fabricação de pães teve um gostinho especial nesta sexta-feira da Conferência. “Estamos preparando os pães que serão servidos no encontro. A Padaria Escola está focada na capacitação para o mercado de trabalho e este encontro aborda o empreendedorismo, tem tudo a ver. Estou muito feliz em poder participar”, concluiu.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog