Brechó Eco Solidário 2010 - Brechó Solidário

Brechó Solidário  - Brechó Solidário

O Brechó EcoSolidário é uma feira de troca, prática da economia solidária, que tem o objetivo de trabalhar o “futuro emergente” da humanidade. O evento funciona como um grande mercado de trocas de bens usados, através de uma moeda social própria, o “grão”. Apresentação de música e dança, exposição de arte sustentável, oficinas de massagem e aulas de ioga são outras das atrações do brechó, que tem objetivo de sensibilizar os baianos sobre os efeitos do consumo e suas conseqüências no futuro do planeta, a exemplo das mudanças climáticas. O evento é realizado anualmente, desde 2006, com o apoio da Rede de Profissionais Solidários pela Cidadania – REDE, organização não governamental com larga experiência na mobilização cidadã, que atua junto a comunidade e movimentos sociais para fomentar a cidadania ambiental e política.
Com o passar dos anos este evento se expandiu e ganhou grandes proporções até tornar-se não somente um evento, mas um processo de aprimoramento da autogestão. Atualmente o Brechó está composto basicamente de uma coordenação autogestionária, que atua durante nove meses ao ano, projetando e aprimorando sua metodologia; formação de voluntários e dos empreendimentos de economia solidária que além de participarem do evento, comercializam seus produtos na feira de economia solidária, são: cooperativas, associações e grupos informais, grupos culturais. Desde 2010 o Brechó englobou o evento mundialDialogues en Humanité. A partir deste outro evento, são convidados e trazidos com o apoio dos parceiros, pessoas de diversos locais do mundo, para compartilharem suas ações e metodologias conosco.

Em 2014 o evento acontecerá nos dias 24(sexta e 25(sábado) de outubro, no Parque Metropolitano de Pituaçú, em Salvador. A realização do Brechó EcoSolidário só é possível graças ao trabalho e dedicação de 400 pessoas, sendo 300 voluntários, 80 participantes de empreendimentos e 20 pessoas da equipe técnica de REDE com o apoio de parceiros. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog