Primeiras análises da água

Em decorrência do rompimento de duas barragens de propriedade da SAMARCO, no distrito de Bento Rodrigues, com consequências em praticamente toda a bacia hidrográfica do rio Doce, o IGAM solicitou ao Centro de Tecnologia e Inovação SENAI FIEMG – Campus CETEC, a realização de coletas e análises de água e sedimentos dos corpos de água afetados, bem como do rejeito das barragens rompidas. Os trabalhos iniciaram-se no dia seguinte ao evento com o planejamento do roteiro e deslocamento da equipe para a área.
 Serão monitorados o Rio Gualaxo do Norte, diretamente afetado, e o Rio Doce em toda a suas extensão, desde a sua formação no município de Rio Doce, até a divisa de Minas Gerais com o Espírito Santo, em Baixo Guandu. Serão coletadas amostras de água e sedimentos.

Parâmetros físicos e químicos a serem analisados:

· condutividade elétrica, oxigênio dissolvido, pH, temperatura, sólidos totais, sólidos dissolvidos totais, sólidos em suspensão totais, turbidez e arsênio.
· metais: alumínio, ferro, cobre, manganês, cádmio, chumbo e mercúrio.
Esses parâmetros foram selecionados para avaliação das possíveis alterações dos corpos de água em função das características do rejeito, sendo possível uma comparação com a série histórica de monitoramento já realizada pelo IGAM ao longos dos últimos anos. Para essa comparação, será realizada também a caracterização química do rejeito.

Em virtude da dimensão do ocorrido, e das condições climáticas, o monitoramento poderá ser reavaliado periodicamente.
Resultados
Na manhã do dia 07/11/2015, foram coletadas e analisadas as primeiras amostras de água e sedimento no Rio Doce no município de Rio Doce e antes da foz do Rio Casca em Rio Casca. Com os resultados preliminares dos parâmetros oxigênio dissolvido, pH, condutividade elétrica e turbidez na água verificou-se que esses dois pontos apresentaram resultados de oxigênio dissolvido e turbidez em desacordo com os limites da legislação.

A turbidez na água, nessa situação foi provocada pela presença do rejeito de minério deixando a sua aparência opaca (marrom avermelhada), podendo reduzir a penetração da luz, prejudicando a vida aquática. Além disso, é esteticamente desagradável na água potável e nas medidas acima de 50NTU (unidades de turbidez) requer filtração, coagulação química para a remoção dos sólidos suspensos e melhor eficiência no processo de desinfecção da água para o seu tratamento para abastecimento. Destaca-se que nos dois locais monitorados foram observados valores da ordem de milhares de unidades de turbidez com valores de 435400 e 597400 UNT, de montante para jusante no Rio Doce, respectivamente.

As baixas concentrações de oxigênio, com valores abaixo de 1mg/L, também são causadas pela presença do rejeito, que impede a passagem da luz e a realização da fotossíntese. Caso o oxigênio seja totalmente consumido tem-se condições anaeróbicas com geração de maus odores. A redução de oxigênio também é provocada por temperaturas elevadas da água (acima de 20ºC), o que foi observado devido às próprias condições do clima, com temperaturas ambientes de 28,3 e 31,4ºC, nos locais de coleta.
Ressalta-se que no local mais próximo ao evento, Rio Doce no município de Rio Doce, os valores encontrados foram mais baixos em relação ao ponto mais a jusante, Rio Doce em Rio Casca, para os parâmetros turbidez, condutividade elétrica e pH e melhor para oxigênio dissolvido. Isso se deve à passagem da onda de cheia no primeiro ponto a mais tempo, em relação ao momento que foi realizada a coleta. Isso evidencia que com a redução da vazão de rejeitos espera-se uma recuperação mais rápida ao longo do Rio Doce.

A realização das coletas diárias e dos demais ensaios laboratoriais ainda estão em andamento.

Nota - Rompimento da Barragem


Sobre o rompimento da Barragem de Contenção de Rejeitos e Resíduos da empresa Samarco Minério S.A, localizada no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) informa que uma equipe já está no local do acidente para verificar a ocorrência e tomar as providências necessárias.
Dois comitês para avaliar as causas do acidente foram instaurados, sendo um convocado pelo governador Fernando Pimentel e outro pelo secretário de Estado de meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Sávio Souza Cruz.
Por determinação do governador, a Defesa Civil e outros órgãos competentes estão envidando todos os esforços para prestar os primeiros socorros e todo atendimento necessário à população do distrito, ainda de difícil acesso em razão dos estragos causados pela inundação.
Nesse momento os esforços estão concentrados no atendimento às vítimas. Quatro helicópteros partiram para Bento Rodrigues com grupamentos do Batalhão de Emergências Ambientais e Respostas a Desastres (Bemad). O chefe do Gabinete Militar, coronel Helbert Figueiró, acompanha as equipes no local. O governador está em contato com o prefeito de Mariana, Duarte Júnior, e com o presidente da Samarco, Ricardo Vescovi. O Governador Pimentel e o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi acompanharão os trabalhos de salvamento em Bento Rodrigues nesta sexta-feira.
As causas e responsabilidades pelo ocorrido serão apuradas pelo Governo de Minas.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog