ARTESANATO É DESTAQUE NA OLIMPÍADA

 15/08/2016 - 12:06h - Atualizado em 15/08/2016 - 17:04h 
Atividade ganha exposição na Casa Brasil e espaço exclusivo na Zona Sul

Ao retornarem aos seus destinos, os mais de 540 mil turistas que nos visitam levarão, além de belos cenários na memória, algum souvenir com temática carioca. A maior parte destas lembranças é produzida manualmente por artesãos de diferentes regiões do estado. Atenta e este crescente mercado, e com foco na organização da atividade, a Secretaria de Estado de Turismo aproveita a visibilidade dos jogos olímpicos e da quantidade de turistas para garantir o espaço merecido ao segmento com a abertura de uma grande exposição na Casa Brasil, espaço do Governo Federal localizado no Pier Mauá, em pleno Boulevard Olímpico.

Entre segunda e terça-feira da próxima semana o público verá de perto duas mil peças, entre esculturas, assessórios de moda, peças de decoração, entre outros. Os visitantes também poderão entender mais sobre os trabalhos com representantes de associações de artesãos, que também realizarão vendas de peças exclusivas no local. Na mesma semana, em Botafogo, será aberto o espaço TurisArte, uma parceria com Furnas, onde serão concentradas atividades, oficinas e venda de peças produzidas pelos artesãos cadastrados no Programa de Artesanato do Estado. 

Espaço dedicado à atividade na Zona Sul

Um dia após a realização da exposição na Casa Brasil, a Secretaria de Estado de Turismo abre as portas do Espaço TurisArte, em Botafogo com as presenças secretário de Estado de Turismo, Nilo Sergio Felix e do presidente de Furnas, Ricardo Medeiros. O local se destaca como a sede do artesanato fluminense, que, além de abrigar exposições permanentes, o espaço funcionará como centro de capacitação profissional.

- Observamos uma quantidade enorme de artesãos e feiras para comercializados de produtos. Porém, é latente a necessidade de organização da atividade. As técnicas e a genialidade os artesãos já possuem, nosso objetivo é agregar novas experiências e ampliar o relacionamento e capacitação deste nicho com o mercado. Por isso a importância de aproximação com público de diferentes partes no mundo na Casa Brasil, além a abertura do TurisArte, que dá ao profissional do artesanato a chancela do Estado, eleva sua auto estima como profissional e agrega visibilidade ao produto – explica o secretário de estado de Turismo, Nilo Sergio Felix.

Até as Paraolimpíadas serão oferecidos gratuitamente dois cursos por dia aos artesãos interessados em aprimorar conhecimentos e conhecer novas estruturas e conteúdo ligados ao setor. As aulas iniciam já no dia 17, em quatro horários entre os períodos da manhã e da tarde.

- É um grande momento para os artesãos do nosso estado, que por muito tempo não tinham reconhecimento e hoje, ganham destaque no maior evento esportivo do mundo – ressalta a coordenadora do programa, Nea Mariozz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog