Frente Parlamentar em Defesa da Economia Solidária realiza Debate Público

Um Debate Público realizado nesta quinta-feira (17), no Salão Nobre da Câmara do Rio, trouxe à discussão o tema da economia solidária. Baseada na auto-organização das pessoas, a economia solidária valoriza a coletividade, com o objetivo do sustento ao invés do lucro. A iniciativa foi da vereadora Marielle Franco (PSOL), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Economia Solidária.

Entre os principais objetivos da Frente, estão o de construir uma política pública municipal de efetivação da economia solidária, fomentar a participação de mulheres e estimular a criação de um Centro de Referência da Economia Solidária no Rio, um lugar físico onde possa ser realizada a comercialização e formação de produtores e consumidores.

A Mesa de Honra esteve composta pela comendadora da Rede Nacional de Fundos e Finanças Solidárias, Sonia Braz; a representante do Fórum de Cooperativismo Popular do Rio de Janeiro, Elza Santiago; a coordenadora-geral do Centro de Políticas Públicas Para o Cone Sul (PACS), Sandra Quintela; a presidente da Cooperação e Apoio a Projetos de Inspiração Alternativa (Capina), Tereza Pimenta; e a secretária executiva da Assessoria e Planejamento para o Desenvolvimento (Asplande), Dayse Valença. O deputado estadual Waldeck Carneiro, presidente da Frente Parlamentar Estadual em Defesa da Economia Popular Solidária, também foi convidado a participar do Debate.

A vereadora Marielle Franco acredita que neste momento político e econômico é fundamental abrir espaço para falar sobre o tema da economia solidária. "Tem muita gente falando da crise, do quanto essa cidade não é merecedora de nossas vidas, mas a gente vem falar exatamente ao contrário. Queremos falar de alternativas, de direitos, afinal, falar sobre economia solidária é falar sobre direitos".

Sonia Braz chamou a atenção para a importância de fortalecer a parte financeira da economia solidária. "Nós só tínhamos de concreto as cooperativas de crédito, os fundos solidários e alguns bancos comunitários que começam a aparecer. Porém, todos nós temos direito ao acesso ao crédito financiados pelos bancos públicos como o BNDES e do Banco do Brasil para investir na nossa produção", defende.

Sandra Quintela reforça a necessidade da construção de políticas públicas locais para fortalecer a economia solidária. "A gente tem grandes desafios pela frente: organizar a produção, canalizar recursos próprios, uma legislação para a produção em pequena escala, reconhecer e valorizar o trabalho das mulheres na produção de riquezas e promoção do bem-estar. Isso é pensar a economia solidária".

Na ocasião, a vereadora ainda homenageou a participante Sonia Braz com o Conjunto de Medalhas de Mérito Pedro Ernesto e Elza Santiago com uma Moção de Congratulações e Aplausos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog