Feicoop bate recorde de público com 302 mil visitantes



A 25ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop), 3ª Fórum e 3ª Feira Mundial de Economia Solidária bateram recorde de público. No total, segundo a organização, 302 mil participaram dos eventos. Ano passado, foram 255 mil visitantes.
“Esta foi a maior de todas as feiras em termos de diversidade, etnias e culturas. Tivemos seminários e oficinas a favor da democracia e pelos direitos dos trabalhadores. Temos a certeza de que estamos no caminho certo”, afirma a coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança, irmã Lourdes Dill.
A Feicoop foi realizada no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, em Santa Maria. Os eventos tiveram início na quinta-feira (12) e foram encerrados no fim da tarde deste domingo (15).
Na cerimônia de encerramento, foi divulgada a Carta da 25ª Feicoop, que traz uma síntese dos resultados dos principais seminários da Feira.
A 25ª Feicoop contou com a representação de 3,5 mil empreendimentos organizados em rede, 583 municípios, 26 estados brasileiros e Distrito Federal; fóruns locais e macrorregionais de economia solidária no país; Fórum Brasileiro de Economia Solidária; entidades públicas e privadas; Universidades; Fundos Solidários; Redes Nacionais e Internacionais de Economia Solidária; representação de 25 países e cinco continentes. Foram expostos mais de 10 mil variedades de produtos oriundos da Economia Solidária.



Jubileus são comemorados com bolo gigante na Feicoop

No pátio do Colégio Irmão José Otão, por exemplo, 500 jovens de todas as regiões do Estado participam do Acampamento do Levante Popular da Juventude. Já as salas de aula da escola receberam, entre outros eventos, a Oficina: É hora de respirar! Meditação e respiração consciente; Oficina: Construindo a Tolerância: nas redes sociais, na escola, no trabalho, na vida; e Encontro Juvesol: Economia Solidária na Organização das Juventudes.
O Centro de Referência de Economia Solidária, onde se concentram os grandes pavilhões com cerca de 800 expositores, também foi palco de um evento. No Túnel da Reforma Agrária ocorreu a oficina Aprendendo com as plantas medicinais: resgate de saberes gerando autonomia e saúde.
Porém, foi no Parque da Medianeira onde se realizaram os grandes encontros do dia. Destaque para o Seminário de Inclusão Social e Produtiva em Comunidades Quilombolas; Seminário Educação, Economia Solidária e Ética Planetária; e o Seminário Mulheres e a história da sociedade capitalista e luta feminista.
No Palco da Feira, destaque para o debate Grito da Democracia e por Justiça Social, com a deputada federal Maria do Rosário (PT) e o ex-ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho (PT).
No mesmo local, no início da noite foi servido um bolo gigante de 2,6 metros de comprimento para comemorar diversos jubileus, como: 150 anos da Congregação Filhas do Amor Divino; 75ª Romaria Estadual da Medianeira; 30 anos do Projeto Esperança/Cooesperança; 15ª Feira da Agricultura Familiar de Crateús; e 10 anos do Instituto Federal Farroupilha. O deputado estadual Edegar Pretto (PT) participou do ato, assim como o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB); o vice-prefeito Sérgio Cechin (PP) e o arcebispo de Santa Maria, Dom Hélio Adelar Rubert.
O dia encerrou com a exibição do documentário Galo Missioneiro – a trajetória de um militante, que conta a história do ex-governador do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra (PT).
Os pavilhões do Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, em Santa Maria, receberam milhares de visitantes no sábado (14). No local, desde quinta-feira (12), ocorrem a 25ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop), 3ª Fórum e 3ª Feira Mundial de Economia Solidária. Diversas atividades marcaram o dia, que foi encerrado com um bolo gigante.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog