Alerj celebra Paul Singer e o Dia Estadual e Nacional da Economia Solidária, 13/12/2018

 Por Edison Corrêa para os Jornalistas Livres A Frente Parlamentar em Defesa da Economia Popular Solidária, presidida pelo deputado estadual Waldeck Carneiro (PT), em parceria com o Fórum Estadual de Economia Solidária 

 

 A Frente Parlamentar em Defesa da Economia Popular Solidária, presidida pelo deputado estadual Waldeck Carneiro (PT), em parceria com o Fórum Estadual de Economia Solidária, promoveu hoje (13/12), no Plenário Barbosa Lima Sobrinho da ALERJ, uma sessão solene em comemoração ao Dia Estadual e Nacional da Economia Solidária. Na ocasião, foi entregue a 11 pessoas físicas, jurídicas e empreendimentos que se destacaram na luta pelo desenvolvimento deste setor o Diploma Paul Singer, instituído pela Resolução 716/2018. 


Os homenageados foram a Assessoria & Planejamento para o Desenvolvimento (ASPLANDE), o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE), a Políticas Alternativas para o Cone Sul (PACS), a ONG CAPINA, a FASE Assistência Educacional, o Centro de Ação Comunitária (CEDAC), o Fórum de Economia Popular Solidária de Petrópolis, Angélica Nagel Hullen, Coordenadora Municipal de Economia Solidária de Niterói, Ademar Bertucci (post morten), fundador da Associação Brasileira de Pesquisadores de Economia Solidária, Andréa Bello, ex-Superintendente de Economia Solidária da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (SETRAB) e Inês Pandeló, ex-deputada estadual e ex-presidente da Frente Parlamentar de Economia Popular Solidária da ALERJ.

“Evidenciamos, com este evento, um campo da economia que movimenta centenas de milhares de pessoas. Destaco os princípios desta área específica: ela se organiza através do cooperativismo e associativismo, com preço justo e sustentabilidade na produção. Colocamos também, em voga, o legado de Paul Singer, que formulou as diretrizes da economia popular solidária”, afirmou Waldeck.
De acordo com Maria José Fernandes, representante da Subsecretaria Nacional de Economia Solidária, o movimento ultrapassa a geração de emprego e renda, “Verificamos transformações de vidas”, ressaltou.
Já Antônio Oscar, representante do Fórum Estadual de Economia Solidaria lembrou da autogestão deste setor . É a afirmação da democracia participativa que se mostra. Este diploma representa homenagear organizações históricas deste movimento social, enfatizou.
 Na solenidade, estava presente a ex-deputada estadual Inês Pandeló, que recebeu o Diploma Paul Singer das mãos do deputado Waldeck. “Quero agradecer a Waldeck, que abraçou a luta da Frente Parlamentar de Economia Solidária na ALERJ me substituindo como presidente. Realmente houve muitos avanços no setor nesta gestão. Devemos ter em mente os ideais de convivência de Paul Singer para obtenção de uma sociedade melhor. Neles residem os objetivos dos participantes da economia popular solidária”, afirmou a ex-parlamentar.
O vereador carioca Reimont, que preside a Frente Parlamentar de Economia Solidária na Câmara Municipal do Rio, também participou do evento. “É preciso formatar uma nova organização de sociedade. Por isso, cremos na economia solidária, que se organiza num espírito de comunhão. É necessário e urgente acreditar numa nova economia desprendida do capitalismo exacerbado”, discursou
O economista e professor austríaco Paul Singer trabalhou, incansavelmente, o tema da economia solidária no Brasil, ajudando a criar a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da USP em 1998, assumindo o cargo de coordenador acadêmico desta incubadora, a primeira do país (atualmente existem mais de 100). A partir de junho de 2003, Singer passou a ser o titular da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), no âmbito do Ministério do Trabalho e Emprego. Em 2011, ainda como Secretário de Economia Solidária, apresentou suas ideias a respeito dos bancos comunitários, acreditando que esses são instrumentos para a erradicação da miséria. No ano seguinte foi agraciado pelo Prêmio Personalidade Profissional 2012, na categoria Economia.




























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog