Bem-vindos e bem-vindas à plataforma digital do Circuito Fluminense de Cultura Popular e 

Economia Solidária da Costa Verde – Etapa Ilha Grande

Olá! É aqui que você vai conhecer o que foi a Etapa Ilha Grande do Circuito Fluminense de Cultura Popular e Economia Solidária da Costa Verde. Um projeto cultural, social, ambiental e solidário que movimentou a economia local durante o primeiro semestre de 2021, trazendo visibilidade à produção artística, artesanal, agroecológica, gastronômica e de serviços sustentáveis oferecidos nos 4 municípios da Costa Verde - Angra dos Reis, Itaguaí, Mangaratiba e Paraty. O Circuito foi criado para mitigar os impactos negativos causados pela pandemia Covid-19, sobretudo na área cultural, e sua importância foi reconhecida pelo Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através de patrocínio por meio do Edital Retomada Cultural.

A proposta do Circuito, cujo olhar transdisciplinar levou também conhecimento e formação aos moradores desta região, foi muito bem acolhida por instituições educacionais e governamentais, assim como por empresários locais, que se tornaram parceiros e apoiadores, fundamentais na construção e viabilização das diversas atividades contempladas em sua produção.

É nesta plataforma que o Circuito permanece vivo. É aqui que suas ações de conscientização, promoção e fortalecimento da economia solidária, da cultura popular e seus saberes, assim como o uso sustentável dos recursos está em nossas mãos, no nosso dia a dia, reverberando para o planeta. É aqui que o Espaço Vitrine Cultural e Solidária da Costa Verde, única atividade realizada presencialmente durante uma semana na Vila do Abraão na Ilha Grande, e também o Festival Virtual Vitrine Cultural com artistas da música, teatro, dança, moda e poesia, ganham continuidade e longevidade por meio do Catálogo Digital, que apresenta ao Mundo os expositores e artistas que deles participaram.

Navegue por este universo da economia criativa. Descubra a diversidade da produção cultural e da economia solidária desta belíssima região. De produtos da agroecologia dos Quilombos a serviços de turismo de base comunitária. De artesanato com técnicas ancestrais, moda afrobrasileira, delícias da culinária à manifestações artísticas contemporâneas e tradicionais... Conheça as pessoas que a produzem - caiçaras, ilhéus, quilombolas, indígenas e viajantes que adotaram estas cidades como seus lares, temporários ou para a vida. Compre direto delas, ajudando a escoar suas versáteis produções e serviços. Conecte-se com esta rede solidária de forma interativa e participativa. Fortaleça e empodere essas comunidades. Seja você também mais um agente de transformação com vista à evolução, proposta por este Circuito.

Venha somar com a gente, este grupo de pessoas que acredita que a educação pode transformar o modo de nos relacionarmos com o mundo. Que as comunidades tradicionais, caiçaras, quilombolas e indígenas, entre outras, são as maiores detentoras de sabedoria no que se refere a como viver em harmonia com a natureza e entre nós. Cidadãos e cidadãs que atuam baseados nos princípios de autogestão, democracia, solidariedade, cooperação, respeito à natureza, comércio justo e consumo solidário.

Seja então bem-vindo e bem-vinda à República Educação Solidária, nascida durante a Etapa Ilha Grande do Circuito Fluminense de Cultura Popular e Economia Solidária da Costa Verde. Uma realização coletiva do Profec - Centro Ecumenico de Formação e Educação Comunitária - e Coletivo Educação Solidária. Na execução, o profissionalismo e engajamento de muitas valiosas parcerias. Você pode conhecer cada um e cada uma delas, na aba dedicada à Quem Somos.

E como dizia Paulo Freire em pedagogia do Oprimido, “ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, as pessoas se educam entre si, mediatizados pelo mundo”

Conheça mais sobre a Etapa Ilha Grande do Circuito

Catálogo Vitrine Cultural e Solidária da Costa Verde

Conheça cada um e cada uma das pessoas que deram vida à Vitrine e ao Festival. Compre direto de quem a faz.

Memorial do Circuito

Conheça o que foi este projeto cultural, social, educacional, ambiental e solidário que movimentou a Costa Verde em 2021.

Comitê EcoSol

Saiba mais sobre este fórum democrático, quem está na linha de frente dessa iniciativa e como participar.

Quem Somos

Conheça as instituições e pessoas que colocaram a mão na massa e fizeram o Circuito acontecer.

Possibilitaram a Etapa Ilha Grande do Circuito 

LABGEOAMAIGCreperia TropicanaEcomuseu Ilha GrandeINEA

Patrocinio Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro através da Lei Aldir Blanc

                     © Copyright 2021 Vitrine Cultural e Solidária da Costa Verde - Todos os Direitos reservados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog